quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Classic Movie Review : Rambo : Programado para Matar


Xerife Will : Está dizendo que 200 homens contra o Rambo é um caso perdido para a gente?
Coronel Trautman : Se mandar essa gente , não esqueça de uma coisa.
Xerife Will : O quê ?
Coronel Trautman : Muitos sacos para os mortos

Sábias palavras Coronel !!!!!



Hoje falarei de um dos primeiros filmes de ação que assisti em minha vida, e quando falo ação não estou falando de "Sem Saída" porque qualquer filme estrelado por Taylor Lautner não merece nem ser chamado de filme. Isso mesmo pessoal estou falando de "Rambo : Programado para Matar".

Bons tempos em que se faziam ótimos filmes de ação, tempos que infelizmente não voltam mais. Porém The Expendables está aí para me contrariar.

Mas vamos falar desse épico do cinema, Stallone é um grande ator dos filmes de ação e isso ninguém é autorizado a discordar, pois bem até a década de 80 ele tinha feito poucos filmes de grande sucesso, claro que tinha Rocky mas tudo se resumia a isso. Porém chega a época gloriosa, os anos 80!!!!!!!

Sim a época onde muitos caras chegavam armados até os dentes e detonavam civilizações.

E seu primeiro grande papel nessa época foi como Deke DaSilva parceiro do igualmente glorioso Billy Dee Williams no filme policial "Falcões da Noite".

Pois bem, depois de Stallone ter matado Rutger Hauer ele fez seu melhor personagem dentro da sétima arte.

JOHN RAMBO!!!!!!!

E como essa história começa, você deve estar perguntando.

Pois é isso que eu vou explicar...


John Rambo depois de matar trocentos vietcongs foi dispensando do exército americano com muitas honras e medalhas por ter salvado o traseiro dos seus oficiais e ter dizimado metade do Vietnã. Depois de ter deixado a zona de batalha ele vai para a fazenda do seu pai, porém no caminho ele decide passar na casa do seu amigo para ver como ele estava.

Chegando lá, ele descobre que o amigo morreu de câncer causado pelo agente laranja, e então ele segue seu rumo para a fazenda do seu pai. Uma observação, ele pegou uma estrada para a casa do amigo dele e depois voltou por uma outra estrada para casa do pai tudo isso a pé!!!!

Faça melhor Taylor Lautner !!!

Durante a caminhada Rambo encontra o Xerife Will que injustamente o prende por vagabundagem, isso mesmo pessoal  vagabundagem...

Quem é preso por vagabundagem ????

Segundo o filme, qualquer andarilho desconhecido que entra na cidade pode ser considerado vagabundo. Rambo, seu vagabundo !!!!!!

O xerife leva nosso herói para a delegacia onde ele é interrogado, porém os traumas de torturas no campo de batalha vem à tona e Rambo por puro instinto foge dos policiais. O xerife Will o declara um foragido de alta periculosidade e manda todos as viaturas e helicópteros para enfim pegar o maldito facínora.

Porque vagabundagem é um dos crimes mais hediondos da humanidade...

Rambo então declara guerra ao xerife Will e a todos que interferirem no seu caminho, e claro, causando caos, destruição e morte.


Eu costumo dizer que esse filme é um chute no saco das pessoas que acham que o Rambo é um cara que pega uma metralhadora e saí atirando por aí como se não houvesse amanhã, ta bom ele é assim, porém ele age de maneiras diferente de acordo com a situação. A cena da floresta é icônica e com certeza "Naked Snake" se inspirou nela, pois nós vemos Rambo imobilizando policial por policial de uma forma furtiva e não letal.

Cadê seu deus agora ???

O filme alterna bastante entre ação extremamente frenética e calmaria repentina e isso tira um pouco a graça da trama.

As cenas de ação as vezes são realistas, mas existem vezes que Rambo faz ações que é o cúmulo da mentira. Como derrubar um helicóptero com uma pedra...

Uma maldita pedra !!!!

Tá certo que a pedra acertou o piloto, mas porra, o vidro desse helicóptero é tão resistente como o Homer de ressaca. E aí você percebe que além de excelente atirador com armas e facas, Rambo também é excelente em lançar pedras.

Policiais de Gotham o que seríamos sem vocês ???

Outro fato curioso é que no final alternativo, Rambo percebendo que não havia escapatória resolvia cometer suicídio para não ser preso novamente. A cena até chegou a ser filmada mais com certeza Stallone achou o final com pouca masculinidade e mandou mudar o desfecho da história.

Porque mesmo Stallone não sendo o diretor é ele que manda no filme !!!!!



O roteiro não é algo para ser levado a sério então não se admire se ver um Veterano do Vietnã e um Xerife Barrigudo em uma disputa sangrenta pela vitória. Ou seja tudo é só um pretexto para Rambo sair detonando uma cidade inteira. E nem vou falar do final que é extremamente ruim e retardado.

Resumindo tudo, esse é um filme de uma determinada época que sem sombra de dúvida não se encaixa nos padrões atuais. Se você é um daqueles caras politicamente corretos e que odeiam violência, passe longe desse filme.

Conclusão :

Rambo : Programado para Matar é um bom filme de ação mais que ainda precisava ser bastante melhorado.

Stallone se mostra um ótimo ator para os filmes de ação e esse seu talento iria ser explorado em um  futuro não tão distante.

Como eu tenho que analisar este filme no geral e não como um filme de ação, a nota não vai ser tão grande assim...

E quem esperava uma nota grande para isso ???

Nota : 3,0

Uma maldita pedra!!!!!

Até a pedra atua mais que o Taylor Lautner !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário