segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Classic Movie Review : Rambo 2 : A Missão




Coronel Trautman : O que você chama de inferno, o Rambo chama de lar!!!

Nenhum homem é mais sábio que o Coronel Trautman, isto é fato...

Sem sobra de dúvidas, os filmes que mais marcaram nossas vidas são dos anos 80. "De Volta para o Futuro", "Exterminador do Futuro", "Indiana Jones", "Uma Noite Alucinante", " Scarface" e, claro, RAMBO 2 !!!!!

Stallone teve a genial ideia de que um soldado podia detonar uma base vietnamita e consequentemente matar alguns soviéticos. Claro que ele não poderia fazer isso acompanhado, e resolveu meter bala nos vietcongs sozinho. Não só balas, mais granadas, flechas explosivas e lançamento de facas de cortar a garganta, literalmente.

Um verdadeiro arsenal para matar esses malditos soviéticos !!!

Deus abençoe a América...

Esse que é o filme patriótico mais de macho já feito da história.

Stallone, o mestre dos filmes de ação !!!

E como de costume vamos começar pela história desse filme que sem sombra de dúvida é melhor que seu antecessor.

Eu vou logo avisando, esse artigo contém spoilers do primeiro filme, então faça um favor a sua masculinidade e assista logo o primeiro Rambo. E antes que perguntem, sim eu já fiz a resenha do primeiro filme da série. Você pode conferir aqui.


Ao final do primeiro filme, Rambo foi preso e passou alguns anos em uma prisão, quebrando muitas pedras, assim como todos os outros presos. Um belo dia o Coronel Trautman chegou na prisão oferecendo uma proposta irrecusável para Rambo...

Se ele se infiltrasse em uma base vietnamita e tirasse fotos dos prisioneiros de guerra americanos, ele seria perdoado pelo seus crimes do passado e seria condecorado novamente. Rambo aceita a proposta, considerando uma revanche contra os vietnamitas e soviéticos. Porém o verdadeiro objetivo da missão era acabar com a pressão que os E.U.A estavam sofrendo pelos parentes dos soldados desaparecidos no Vietnã, e fingir que não existia nenhum prisioneiro de guerra, e assim consequentemente não gastar milhões de dólares em negociações e operações especiais.

Porém, Rambo cumpre sua missão e ainda leva um prisioneiro para o ponto de resgate, os americanos vendo o infeliz, resolvem abortar a missão e deixar Rambo lá para morrer.

Só que eles se esqueceram de uma coisa...

Só um pequeno detalhe...

Eles estavam deixando o RAMBO pra trás...

O RAMBO !!!!

A MÁQUINA DE MATAR JOHN RAMBO!!!!!

Esse foi o maior erro do exército americano...


O roteiro agora tem uma razão bem mais complexa para Stallone meter bala em todo mundo. Mais complexa que vagabundagem. Este filme mostra a realidade da guerra e o lado sujo da política americana, que trata seus soldados e admiradores como meros objetos que devem ser usados apenas por interesse, ou seja, a triste realidade. É importante lembrar do diálogo final entre o Coronel e Rambo, que é simplesmente emocionante e com certeza resume em poucas palavras a Guerra do Vietnã.

A premissa do filme é muito parecida com a do clássico Bradock : O Super Comando, mais em Rambo 2, essa mesma premissa é executada de forma mais dramática, violenta e por incrível que pareça, mais realista.

Um fato interessante sobre o roteiro dessa obra de arte, é que ele foi escrito por Sylvester Stallone e um Zé ninguém chamado James Cameron.

Outro fato curioso, é que Martin Kove interpreta o soldado Ericson. Eu tenho até uma teoria sobre isso:  primeiro o aluno dele perdeu pro Daniel San, e em seguida, já muito puto da vida, tentou bater no Senhor Miyagi e apanhou mais do que o Apollo Creed em Rocky 4. Desiludido, abandonou o Cobra Kai e foi servir o exército americano; depois, apanhou do Stallone, e mais uma vez abandonou seu trabalho. Depois voltou com o Cobra Kai e treinou um novo aluno para encher de porrada o Daniel San. Mas uma vez ele perdeu e até hoje não sei o que aconteceu a esse infeliz.

Mas voltando para o filme...

A ação agora é bem mais frenética e sangrenta e, claro, menos pausada que o primeiro. O filme é bastante legal de assistir, ainda mais se você é um fã do gênero. E mesmo nunca atirando em linha reta, Rambo sempre acerta todo mundo.

E sabe quem é o diretor dessa pérola ?

Isso mesmo George P. Cosmatos o mesmo gênio que dirigiu "Cobra" outro filme épico de ação também estrelado por Stallone.



Rambo 2 foi um dos filmes mais lucrativos do ano de 1985, e até gerou um desenho chamado "Rambo A Força da Liberdade" que realmente é uma porcaria, não agradou os fãs dos filmes e só teve três temporadas.

Ou seja muita coisa foi feita para ganhar dinheiro em cima do filme.

O filme tem uma trilha sonora épica, e bastante nostálgica . Se você duvida confira aqui. Uma das maiores trilhas sonoras já feitas, sem nenhuma dúvida.

E vou novamente avisar, esse é um filme de ação no melhor estilo, "tudo que se move morre", então você não é obrigado a assistir, mas também não venha falar mal.

Conclusão : 

Rambo 2 : A Missão é com certeza um dos melhores filmes de ação já criados.

Ele conseguiu reunir a ação do primeiro com um roteiro mas bem elaborado, além de mostrar o drama da guerra.

Se você é fã de filmes de ação, esse título é obrigatório.

Nota : 7,0 

Nenhum comentário:

Postar um comentário