segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Classic Movie Review:Scarface(1983)



Scarface nada mais é que um remake de outro filme de mesmo nome realizado em 1932.
Nele seguimos a história de Tony Montana(Al Pacino) um criminoso cubano que é exilado de Cuba para Miami,EUA.Junto de alguns companheiros Tony começa fazendo pequenos trabalhos para um  Chefão do tráfico de drogas Frank Lopez(Robert Loggia).
E em pouco tempo tem uma ascensão meteórica dentro da organização criminosa.

Daqui em diante Tony começa a fazer seus próprios negócios pelas costas de Frank ao mesmo tempo que cobiça a esposa do mesmo chamada Elvira Hancock(Michelle Pfeiffer).
Com a ajuda de um de seus companheiros cubanos Manny Ribeira(Steven Bauer),Tony rapidamente sobe no império da cocaína em Miami,trabalhando junto de Alejandro Sosa um dos maiores chefões do trafico na região.

Tony ganha cada vez mais dinheiro e poder,porém o vício em cocaína e problemas com impostos acabam levando Montana aos poucos a ruína.


Apontado como um dos melhores filmes de gangsteres já feito,Scarface mostra a ascensão e a queda de Tony Montana e seu império no narcotráfico em Miami.
O filme foi censurado em diversos países devido ao seu linguajar obsceno(a palavra "fuck"é dita 182 vezes) para a época e o alto teor de violência.

Al Pacino teve uma das suas melhores interpretações em sua carreira como ator,é quase impossível não sentir empatia por Tony Montana,pois o personagem é tão carismático que consegue realmente cativar o publico.
A direção de Brian de Palma se demostra eficiente e é tão genial que conseguiu realizar um remake melhor que o original.

O roteiro de Oliver Stone é muito bem feito com diálogos fantásticos e bastante marcantes,assim como situações durante filme tão geniais e definitivas para o final do filme.Sem falar que Stone colocou o enredo do filme nos anos 80 e tambem mudou o ambiente da trama,de Chicago para Miami.

A trilha sonora do filme é excelente pois complementa a tensão ambiente durante os acontecimentos aumentando ainda mais o suspense da trama.

Conclusão:
Scarface não é só mais um daqueles filmes de ação genéricos mais sim uma crítica a uma sociedade que valoriza mais o dinheiro do que a sua própria moral.

Nota:
9,0 Excelente


Nenhum comentário:

Postar um comentário