"Cobra" é um dos muitos filmes de ação dos anos 80 , onde homens cheios de músculos pegavam suas armas e matavam exércitos de inimigos solitariamente.
Ou seja , sem parceiros ou reforços...
Bons anos 80...
E sem falar no enredo desses filmes que eram uma porcaria , e isso era lei.
Os filmes eram ruins e mal produzidos , porém sem essas caractrísticas eles com certeza não teriam sua própria identidade.
E depois de declarar meu amor pelos anos 80 ( mesmo eu não tendo nascido nessa época ) vamos saber mas sobre esse filme que atrevessou gerações.
Acompanhamos a história de Marion Cobretti mas conhecido como Cobra ( Sylvester Stallone ) , que é um policial membro do chamado "Esquadrão Zumbi". Aquele esquadrão que só toma conta de situações de alto risco e que faria qualquer policial normal se borrar e voltar para Gotham City.
Cobra é designado para proteger uma testemunha de um assassinato realizado por uma gangue local a modelo Ingrid ( Brigitte Nielsen ).
Só que essa gangue é liderada por um Serial Killer ( Brian Thompson ) que sai cidade afora matando muitos civis ou pessoas inocentes ( a escolha é de vocês ) para enfim conseguir matar Ingrid.
Cobra então é forçado a proteger não só Ingrid mas seus amigo e parceiro policial Gonzales (Rene Santoni) e que de uma forma ou outra se envolve nesse caso e consequentemente atrapalha ao invés de ajudar ( na primeira cena de ação que o infeliz aparece é justamente para ser baleado ).
Pois é...
O enredo do filme é uma grande porcaria , e é realmente muito copiado de "The Terminator" , tipo um vilão quer matar uma linda moça e aparece do nada um cara legal e bacana que pretende proteger a linda moça com a sua vida.
Isso só mostra que George Cosmatos o diretor do filme , conseguiu transformar uma trama péssima em um mega sucesso. 6 indicações para o Framboesa de Ouro não impede o filme de se sair bem nas bilheterias.
A trilha sonora do é uma mistura de barulho de tiros , de soco e mais um punhado de músicas clássicas e que faziam muito sucesso nos anos 80.
Ou seja não é nada memóravel.
Mas é legal e serve muito bem.
Como não podia faltar em um filme estrelado pelo Stallone os tiroteios, as mortes , explosões e capotamentos estão marcando presença aqui .
Stallone matas os vilões no maior estilo Rambo mudando o fato de que dessa vez não é na selva.
Pelo menos uma coisa é bem feita nesse filme : suas cenas de ação.
Cobra em certos momentos diz muitas frases espetaculares e por que não dizer mascúlas.
Se você tiver opção assista a versão dublada , ouvir Stallone dizer a seguinte frase para um bandido : "Com o louco eu não negocio. Eu mato " , nunca perde a graça.
Os filmes antigos sempre tiveram uma boa dublagem Newton da Matta é o maior exemplo disso.
A violência da trama é um pouco alta , até para um filme de ação da época , ou seja se você for facilmente impressionavel não assista.
E é melhor não se espantar com os absurdos que você verá , pois explodir um carro com três tiros é normal na trama. Além do clássico " Exército de um homem só ". Porque parceiros só servem para atrapalhar e morrer.
Conclusão :
Cobra é um ótimo filme de ação e só , não é uma daquelas tramas que agente assiste com a família e chora no final.
Porém quando uma pessoa que gosta desse tipo de filme ver todas as mortes , tiros e explosões.
Não só essa pessoa mas todos dirão...
Stallone fez um fantástico trabalho.
Nota : 5,5