Devo confessar que apesar de ser um grande fã da geração de games 16 bits, a enxurrada de títulos que tentam de alguma forma trazer o espírito daquela época já me encheu a paciência. É verdade que amei "Oniken", mas também odiei "Retro city Rampage", ou seja, essa nova onda "vintage" trouxe muitos títulos batidos e que praticamente não mostraram nada de inovador, mais por outro lado, também nos mostrou jogos gratificantes e viciantes.
Hotline Miami se destaca com louvor na segunda categoria, pois ele é viciante, gratificante,extremamente intuitivo e claramente inspirado na cultura oitentista. Sério, em pouco tempo esta pérola se tornou um dos meus jogos favoritos desse ano. E é um título independente.
Isso mesmo!!!!
Mas será que este game é realmente bom?
Ou alguém sem escrúpulos me pagou altas quantias em dinheiro comprando a minha crítica, para que eu não desperdice elogios em minha análise?
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Por favor desconsiderem a minha segunda opção, pois minha opinião ainda não é tão importante assim, talvez um dia...
Mas vamos seguir em frente com minha resenha.
O protagonista do game é aparentemente um personagem sem nome ( apelidado pelos fãs de Jacket ) que noite após noite, recebe estranhos telefonemas que sempre o guiam para uma matança em algum lugar de Miami.
Isso mesmo, toda noite Jacket recebe telefonemas, veste uma máscara de algum animal e vai ao encontro de alguns membros da máfia russa, os quais ele mata sem nenhum tipo de hesitação.
O que será Jacket então ?
Um psicopata? Um vigilante ? Ou alguém tentando impressionar a Jodie Foster ?
Somente jogando o game para saber, porém é bom ressaltar : Nem tudo é o que parece.
A jogabilidade de Hotline Miami é muito fluída e frenética, basicamente em todo capítulo você entra em um apartamento cheio de mafiosos e tem que ser muito rápido e eficiente para dar conta deles, pois assim como seus inimigos, basta você levar um tiro para ver pedaços do seu cérebro no chão. Estão espantados? Pois essa é a verdade nua e crua, basta um disparo para que o cenário fique pintado com "sprites" do seu cérebro.
Por falar em cérebros...
Hotline Miami é um dos games mais violentos e cruéis que eu vejo em muito tempo, pois apesar do visual "16 bits",tudo é muito explícito e cru, ou seja, a carnificina rola solta aqui. É impressionante ver como o o cenário fica ao final de um capítulo. Se tiver dúvida veja as imagens no post.
A dificuldade é muito elevada, ainda mais próximo do final, fica realmente impossível não ficar com raiva. Porém a culpa não é do game, basta apenas um bom tempo para que o jogador aprenda e se acostume com a velocidade e o desafio que lhe é proporcionado, e após um pequeno período você vai se ver terminando fases que antes pareciam impossíveis em apenas alguns minutos, e claro, atirando e desviando das balas como em um filme de John Woo.
O game tem duração de no máximo uma hora e meia, e depois de zerado e compreendido, esse tempo cai para meia hora ou até menos.
Mas apesar da certeza de que você vai morrer bastante, o respawn é praticamente automático ou seja, seu personagem morre, mais em milésimos de segundo ele já está de volta.
Durante as fases, a rapidez e originalidade com o qual você mata seus inimigos lhe rende pontos. No final de cada fase, esses pontos são somados e você é consagrado com um rank.
Dependendo de quantos pontos você faça, é destravado uma série de armas, que vão desde katanas até sub machine guns e que costumam aparecer com muita frequência durante as fases. Também estão disponíveis vários tipos de máscaras que lhe conferem diferentes habilidades e características.
Por exemplo, a de Don Juan ( cavalo ) faz com que todos os seus ataques utilizando portas sejam letais. Audrey ( porco ) faz com que seu personagem leve mais armas. Rufus ( elefante ) faz com que você sobreviva a uma bala, e assim por diante.
Porém, a jogabilidade apesar de muito viciante no início, acaba ficando entediante após um tempo, pois basicamente em todo capítulo você entra em um lugar e sai massacrando russos por aí. Existe somente uma fase em especial na qual você tem que ser discreto acima de tudo, mais o resto é tudo igual.
Esse é um dos fatores que desencorajam um fator "replay" por parte do jogador, pois além de alguns colecionáveis que destravam um final alternativo e a comparação de pontos entre jogadores, ainda sim estes não são grandes motivos para você jogá-lo ferrenhamente. Depois de um tempo só o enredo faz com que o jogador siga em frente no game.
Hotline Miami se assemelha muito aos jogos 16 bits da velha guarda em vários aspectos. A câmera por exemplo, se posiciona em uma vista de cima, assim como em "The Legend of Zelda". O game não apresenta cutscenes somente diálogos mostrados em balões, o que reforça ainda mais a peculiaridade narrativa do jogo.
Os gráficos são bastantes simples e apresentam uma coloração bastante viva e forte, uma vez que o game é inspirado em títulos da geração passada. Os cenários também cumprem muito bem o seu papél, deixando tudo mais colorido e bonito, além de usar bastante tipos de arquitetura "art Deco" visto tantas vezes em filmes oitentistas como "Scarface" e em games como "GTA Vice City".
Porém, o cenário sofre do mesmo mal de repetição da jogabilidade, pois apesar de ser muito bem feito, ele é muito reaproveitado dando uma sensação de déjà vu constante durante o seu gameplay, e isso é só um dos fatores que fazem com que o jogo fique enjoativo depois de um tempo.
A trilha sonora é realmente um achado, cheio de músicas com batidas eletrônicas e muito frenéticas o que lembra bastante os filmes de John Carpenter,"Fuga de Nova York" e "Os Aventureiros do bairro Proibido". Os sintetizadores são bastante usados aqui e músicas como "Miami Disco",Hydrogen e Crystals, ficam grudadas na sua cabeça por muito tempo, o que aumenta bastante o sentimento de imersão do game.
O game ainda contém alguns bugs mais nada que atrapalhe muito ou que diminua a qualidade de Hotline. O game pode ser adquirido somente via download pela PSN ou Steam, porém uma versão para o Vita está muito perto de ser lançada.
Conclusão :
Hotline Miami é dos game mais divertidos de 2013, pois ao mesmo tempo que trazia algo inovador, também nos dava mais do mesmo e aquela linda nostalgia da era dos 16 bits.
Viciante e altamente original em seu gameplay, esse jogo pode lhe prporcionar muita diversão e ao mesmo tempo te deixar intrigado com o seu enredo e mesmo com alguns problemas de programação, ele dificilmente será esquecido tão cedo.
Nota : 7,5
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