segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Classic Game Review : The Legend of Zelda : Ocarina of Time


E aí pessoal, como vocês estão?

Com certeza ainda aproveitando as sobras das festas comemorativas.

Pois bem, como eu sou um eterno desocupado e já assisti e reproduzi tudo que tenho em minha estante, resolvi falar sobre este game clássico que está entre as memórias mais felizes de qualquer gamer que se preze.



Isso mesmo, meus caros amigos eu estou falando de Ocarina of Time!!!!

O game que revolucionou os jogos de aventura em mundo aberto, e inspirou vários outros títulos de grande importância, além de ter criado um cenário cheio de fantasia que viria a servir de base para muitos RPGs.

Mas pretendo deixar de enrolar e ir direto ao assunto...

Se você, jovem peregrino, estiver interessado em conhecer mais sobre esta obra de arte, me acompanhe nesta aventura grandiosa e eu irei levar-lhe até um Japão onde nem tudo se resumia em fanservice ou desenhos japoneses sem graça.

Cinco anos após o lançamento do espetacular "Link's Awakening", a Nintendo decidiu realizar o maravilhoso e tido por muitos como não só o melhor game da franquia, mas também o melhor jogo de todos os tempos, "Ocarina of Time".  Será que este jogo é tudo que dizem mesmo?

.
.
.
.
.
.
.
.

Mas que pregunta mais besta! É claro que esse game é uma obra prima e merece ser jogado por qualquer um que se interesse pelo assunto.

Vou parar de enrolar e ir logo para a resenha, e as poucas pessoas que conseguiram aguentar minha puxação de saco, por favor me acompanhem!

The Legend of Zelda : Ocarina of Time é um jogo, single player de aventura e fantasia em terceira pessoa, com elementos de RPGs.


Em um vasto reino chamado Hyrule, as forças do mal estão ganhado força e influência.

O poder maligno conseguiu finalmente afetar uma das regiões de maior importância para Hyrule: a Floresta Kokiri, que é o lar sagrado da raça de elfos kokiri. Até mesmo a protetora sagrada da floresta, Deku Tree, foi subjugada e amaldiçoada pelo rei da escuridão.

Em uma tentativa desesperada de salvar o reino, Deku Tree chama a fada Navi e pede para trazer o garoto "sem fada",  conhecido como Link, que morava na vila. Navi parte em encontro do garoto, e ao encontrá-lo, lhe diz que Deku Tree está clamando por sua ajuda. Link "rapidamente" caminha até seu destino, e finalmente consegue falar com a exuberante árvore ( que parece ter um bigode igual ao do Charles Bronson ) .

A árvore explica que o rei da escuridão jogou-lhe um poderoso feitiço, e que somente Link poderia destruir o mal que a amaldiçoava.

Demostrando um nível de masculinidade que não aparentava ter, Link resolve entrar na grandiosa árvore, e após enfrentar a insuportável fada Navi e derrotar uma aranha muito estranha, o garoto consegue libertar a árvore e obtém a pedra espiritual da floresta kokiri.

Porém  Deku Tree avisou que já estava velha demais e iria morrer de qualquer jeito; em seus últimos momentos de vida ela avisa a Link que a Princesa Zelda  esperava-o no seu Castelo em Hyrule.

Link então parte em busca da princesa, e ao chegar em seu castelo, Zelda conta que Ganondorf, o Rei dos Gerudos, está planejando tomar o reino e encontrar a triforce, um artefato muito poderoso que dá poder a qualquer um que o possuir.

Mas para encontrar a Triforce, Ganondorf  precisa das 3 pedras espirituais, e vendo que Link já tem uma, Zelda lhe dá a missão de encontrar as outras duas pedras e salvar o seu reino.

E assim mas uma batalha contra o mal é travada nas terras de Hyrule...

.
.
.
.

Nossa, eu tive que ouvir muitos discos do Manowar para fazer essa sinopse...


A história do game, apesar de possuir um pretexto muito simples, é bastante evolvente e costuma cativar a quem joga. Esse fato se deve ao enorme número de personagens carismáticos, interessantes e memoráveis presentes na trama, que fazem o jogador se identificar com o universo de Hyrule.

O jogo tem uma dificuldade bastante alta no início, pois você está entregue em um mundo totalmente desconhecido, e é preciso conversar com tudo e todos.

Durante a sua aventura, você pode conversar com os vários povos espalhados por Hyrule, e assim descobrir mais sobre o reino, como lendas, armas secretas, além de costumes populacionais.

Existem vários povos no game, cada um com sua própria cultura, características e costumes.

Durante seu gameplay, você pode iniciar uma quest  a hora que quiser, porém alguns lugares estarão inacessíveis se você não avançar ou progredir no jogo.

No meio da aventura, Navi lhe dará dicas sobre os seus objetivos ou quests. Porém, metade das "dicas"  da Navi são coisas absurdamente lógicas.

Se eu encontro uma maldita chave, é claro que eu vou abrir a maldita porta, não é preciso uma fada falar que é possível abrir . E é por essas e outras que eu odeio a Navi tanto quanto eu odeio o Dan Forden!

Um fato que foi bastante elogiado em "Ocarina of Time", é a grande quantidade de side quests. A maioria dessas side quests recompensam o jogador com algum item de grande importância. Para poder começar uma side quests é essencial que o jogador converse com os NPCs.

Existe um grande inventário disponível desde o início do game, que permite ao jogador visualizar seus itens disponíveis, além de suas roupas para customização.

O game possui vários mini-games que envolvem tiro ao alvo, entre outros.

Como todo mundo tá careca de saber, em "Ocarina of Time" existem dois momento temporários que podem ser alcançados usando a ocarina do tempo. Cada momento temporal influencia o inventário de Link, ou seja, alguns itens usados no passado não poderão ser usados no futuro, e vice-versa.

Se você avançar no game realizando somente as missões principais, o tempo máximo de zeramento do jogo é cerca de 48 horas, agora se você decide completar o seu progresso em 100 %, você vai passar um grande tempo jogando.



Em termos de jogabilidade, Ocarina of Time é simplesmente revolucionário. Este game é responsável por ter criado um dos recursos que mais influenciaram os jogos em três dimensões, o conhecido Z-targeting. O recurso consiste em mirar em algum objeto, alvo ou inimigo sem que a câmera perca o foco da movimentação, tanto de Link como do inimigo.

Esse recurso serve principalmente para dar mais ritmo e velocidade nos combates, uma coisa essencial neste game. Jogos como Devil May Cry utilizam o mesmo sistema.

O game permite que o jogador equipe somente três itens. Os itens poderão ser utilizados pressionando umas das setas amarelas presentes no controle. Claro que é possível trocar a formação dos itens visitando o inventário.

As setas amarelas tem outra função, que também é bastante importante, pois é com elas que você consegue tocar a ocarina do tempo. Você aciona o item da ocarina, o tempo realmente para e surge uma tablatura, onde mostra as notas que o seu personagem está tocando. A ocarina pode ser utilizada a qualquer momento, porém para você tocar alguma música, é necessário que o seu personagem tenha aprendido a canção com algo ou alguém.

Há vários jeitos de conseguir vida e energia, você pode comprar ou sair cortando mato pelos lugares.

Este é o primeiro título da série a ser totalmente em terceira dimesnsão, enquanto os outros tinham a visão aérea ou em side scrolling.


Os gráficos tridimensionais foram importante em vários aspectos, não só para o game em si, mas também para toda a franquia "The Legend of Zelda".

Foi graças a esses gráficos que pela primeira nos foi mostrado a forma humana de Ganon, as características visuais de Link e Zelda finalmente foram definidas.

Apesar do visual dos personagens serem um pouco pontudo, a textura deles é bastante bem feita, a não ser, claro, que você jogue em um emulador.

A trilha sonora do game é magnífica e bastante diversificada, pois muda de acordo com o ambiente ou situação. Se você, assim como eu, adora as canções deste game, pode muito bem comprar o CD as"Ocarina of Time Hyrule Symphony" que vem com as músicas totalmente orquestradas, e torna o que era belo em sensacional.

Ocarina of Time vendeu mais de 7 milhões e foi o primeiro game a conquistar, uma nota 10 na revista Famitsu. Existe uma nova versão chamada de "The Legend of Zelda : Ocarina of Time Master Quest" que possui o dobro de dificuldade da versão original, além de algumas missões extras, foi lançado para Game Cube. A algum tempo atrás foi lançada outra versão, desta vez intitulado de Ocarina of Time 3D, exclusivo de Nintendo 3Ds, desta vez o jogo inteiro é obviamente em 3D.


Conclusão :

"Ocarina of Time" é um dos melhores jogos já feitos, principalmente por ter inovado e influenciado tantos jogos e franquias que vieram depois.

Com certeza este era um game que estava à frente do seu tempo, e esse foi um dos motivos de sua grandiosidade.

Nota : 10,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário