sábado, 16 de fevereiro de 2013

Grand Theft Auto IV : Review


Pois é, eu sei que vocês estavam com saudade , mas falta de vontade de produzir algo é uma coisa terrível, muito terrível.

Durante um período de solidão assistindo constantemente filmes de kung fu geralmente tendo Gordon Liu como protagonista, me veio à mente jogar um título que até então eu esperava ansiosamente por uma oportunidade do destino para fazê lo. Isso mesmo, estou falando de '' Grand Theft Auto IV '' vulgo GTA IV. Eu até hoje tinha visto vários críticos especializados falando super bem deste game, porém como disse anteriormente nenhuma oportunidade tinha surgido até então.


Eis que depois de muita espera eu consigo o bendito game, e sou obrigado a dizer que o mesmo me deixou bastante satisfeito.

Se vocês vão ficar igualmente satisfeitos só lendo está maldita resenha.


Como sempre vamos começar pelo enredo do game. O cara da foto acima é o protagonista da história, conhecido também como Niko Bellic.

Niko quando era mais jovem participou da Guerra da Lugoslávia, e em uma de suas operações militares, sua unidade foi emboscada por um traidor do grupo. Somente três pessoas sobreviveram, Um oficial, o traidor e Niko. Após ser dispensado, nosso protagonista em busca de vingança decidiu ir para Liberty City para tentar encontrar o maldito delator.

Durante a sua estadia na cidade, Niko entrou no crime organizado da cidade e em pouco tempo começou a trabalhar para o criminoso russo Ray Bulgarin. Após alguns acontecimentos,Niko resolve de uma vez por todas morar com seu primo Roman. O nosso querido Russo acredita que Roman na verdade é uma pessoa bastante rica e sossegada porém ao chegar na cidade, Niko encontra seu primo em um apartamento e bastante endividado com os chefões locais. Niko só tem uma escolha : se envolver mais uma vez com o submundo da cidade e salvar Roman do perigo iminente.

É enorme o salto de qualidade do enredo se comparado aos títulos anteriores. GTA IV possui um enredo cinematográfico, personagens marcantes, diálogos memoráveis e ação de tirar o fôlego. Neste novo capítulo a série abandona completamente o estilo presente nos títulos anteriores, que mais parecia uma paródia dos filmes de gângsters, e adere um novo estilo bem mais realista e intuitivo com uma narrativa digna de filme.

Os personagens presentes na trama são bastante carismáticos e marcantes como dito anteriormente, ou seja, você adora um personagem com a mesma facilidade que você odeia outro. E acredite, existe muitos personagens que merecem ser odiados por serem totalmente sem escrúpulos. Uma coisa bastante interessante é que mesmo Niko sendo um bandido do mesmo nível dos vilões do game, o jogador sente total empatia pelo personagem.

Não me pergunte porque, vá jogar e tire suas próprias conclusões.


Em termos de jogabilidade, " GTA IV " é realmente impressionante, pois é notável as várias mudanças e aperfeiçoamentos que foram feitas no game. Um dos exemplos disso é o mais novo e bastante eficiente sistema de cover presente no gameplay, basta você focar a câmera no lugar em que você quer se proteger que o personagem imediatamente se ocupa do lugar. Usar o sistema de cover é obrigatório para a sobrevivência durante um tiroteio, pois o seu personagem morre com poucos disparos, mesmo com o colete.

A mira agora está mas controlável do que nunca, além de continuar oferecendo o recurso de mira automática que é bastante útil em várias situações, principalmente em perseguições de carro.Ao mirar a câmera se posiciona na altura do ombro do personagem, facilitando ainda mais acertar os disparos. É bom lembrar que agora também é possível efetuar disparos às cégas.

Estão presentes também antigos recursos que já existiam em outros jogos, como a possibilidade de marcar o seu destino no mapa e poder mudar o arsenal de armas em tempo real

Como todo bom jogo do estilo "Sand Box",o jogador pode escolher sair criando o caos e fazendo o que quiser, ou realizar missões para avançar no enredo principal. Para poder começar uma missão principal é preciso que o jogador vá até uma localidade no mapa, que é representada pelas iniciais do nome do personagem correspondente. Ao terminar uma missão, seu personagem na maioria das vezes recebe dinheiro como recompensa. Uma novidade bastante interessante é que agora é possível realizar missões para estranhos.

Assim como em " Red Dead Redemption " um novo ícone aparece no mapa e você pode começar a missão para um determinado personagem. É importante ressaltar que a maioria dessas missões não apresentam conteúdo significativo para o enredo principal, mas são bastante relevantes se o jogador deseja conseguir 100% no game. Depois de um certo ponto, as missões de assassinato também são disponibilizadas.


Um novo recurso que só foi implantado neste game é o celular. Isso mesmo, o aparelho pode ser usado para muitas funções, uma delas é contatar seu amigos ou conhecidos, além de poder chama-los para sair e se divertir de todas as maneiras. Além dos seus amigos você pode chamar garotas que você conhece durante o seu gameplay e se ela gostar de você, é possível namorar com elas.

Você também poder receber muitas mensagens envolvendo os mais diversos assuntos. Nessas horas o tempo é um fator que deve ser levado em conta, pois de acordo com a hora a sua ligação pode cair na caixa postal ou uma reação inesperada pode acontecer.

É possível fazer uma série de customizações que vão desde o toque do celular, até o papel de parede do aparelho.

Ao longo do jogo, é possível liberar várias lojas de armas, onde Niko pode tanto comprar armas novas como reabastecer as que ele já tem.

Como de costume existem vários veículos para serem furtados ou roubados, porém isso não é mas obrigatório, pois agora existem taxis que funcionam como um tipo de "fast travel" e te levam rapidamente até o seu destino. Existem também vários restaurantes e redes de "fast food", onde o seu personagem poderá recuperar a sua energia e gastar um pouco do seu dinheiro.

Além do personagem poder gastar o seu suado dinheiro em armas e comida, também é possível comprar vários tipos de roupa. As roupas variam bastante de acordo com as lojas, algumas vendem roupas russas, roupas americanas, ternos, calças jeans, botas, etc...

O jogo também tem sua própria rede social e sites dos mais diversos assuntos, que envolvem sites de relacionamentos e negócios.


A inteligência artificial do game deu um salto gigantesco de qualidade, durante um tiroteio os seus inimigos tentam ao máximo se comparar ao jogador, eles agem estrategicamente durante um conflito e na maioria das vezes eles são uma grande ameaça. A polícia deixou de ser uma piada de mau gosto e agora são uma verdadeira ameaça pois está bem menos tolerante as suas ações. A maior prova disso é que agora roubar um carro é complicado.

Roubar um carro...

Agora é preciso fazer ligação direta...

CJ quando roubava um carro,  a porta nunca estava trancada.

E nem disparavam alarmes...

Saudades de Los Santos.

...

Esses fatores, somados com a pouca resistência de Niko, fazem o jogador prestar mais atenção nas missões principais e no enredo do jogo. Resumindo, agora está muito mais difícil sair matando meio mundo como se não houvesse amanhã. Você não é o Mickey Rourke, você não sobrevive a mais de 30 tiros.

O tamanho de Liberty City, a cidade do game, foi reduzido, mas isso é claramente em prol da riqueza de detalhes e gráficos muito melhores, além de expressões faciais extremamente realistas. Os modelos dos personagens também estão muito bem feitos e as texturas tem um aspecto muito melhor e agradável.

A física do game está mais realista do que nunca, esse fato fica em evidência quando o jogador vai dirigir um carro, agora o peso do automóvel influência bastante no tráfego, o game praticamente induz o jogador a dirigir como uma pessoa civilizada e não como ele. E não é só isso, se você estiver andando e de repente colidir com outra pessoa, dependendo do peso dela, podem acontecer várias situações. Durante um tiroteio, o seu inimigo reage de maneiras bastante realistas aos tiros, é realmente algo impressionante de se ver. GTA IV chegou a um ponto que mais parece um simulador da vida real do que um game.

Á várias estações de rádio no game, que diversificam bastante os gêneros musicais, que vão desde Rock Clássico até Jazz e outros gêneros musicais. Além das estações musicais, também existem rádios de assunto informativo e programas não musicais.

Não existe uma trilha sonora específica, as únicas músicas presentes, vem do rádio e nada mais.

A dublagem como de costume tem uma excelente qualidade e é claramente composta por atores escolhidos a dedo pela "Rockstar".

O game possui um modo multiplayer bastante divertido, onde você pode passar horas e horas se divertindo com seus amigos, fazendo as mais diversas missões e explodindo muitas coisas. Existem missões de proteger um certo membro da equipe, o clássico policia e ladrão e mais 13 modos diferentes de diversão.


Conclusão :

"GTA IV" é com toda certeza uma pérola, um marco, uma obra prima, um game que merece ser jogado e apreciado por todos. Esse é o jogo responsável pelo período de amadurecimento da "Rockstar", que a partir daqui começou a desenvolver pérolas atrás de pérolas.

"GTA IV" possui um enredo cinematográfico, personagens envolventes, narrativa genial e gráficos bastante detalhados. Tudo que um ótimo jogo precisa ter.

Se você ainda não jogou este game, vá correndo consertar esse erro.

A "Rockstar" mais uma vez provou que é uma das maiores criadoras de jogos da atualidade.

Nota : 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário