Hoje vou fazer a resenha de um game verdadeiramente clássico
e que com certeza formou o caráter de muitos jogadores mundo afora. Ele se
chama “ Metal Slug : Super Vehicle SV –
001” ou simplesmente “Metal Slug”. Este sendo o primeiro título da saga , e
também será o único de qual eu farei uma resenha , pois os outros são retardamente iguais , com poucas características que os
diferem. E não se preocupe , pois eu também falarei dessas características.
Pois então , “Metal Slug” foi desenvolvido pela SNK , e
lançado para o console Neo – Geo , porém algum tempo depois ele foi convertido
tanto para Arcade como para Playstation , entre outros consoles. O game era um
Run and Gun com o gameplay em side – scrolling. O típico game em que o jogador
sai atirando feito um louco em soldados , monstros ou até robôs , isso depende
muito da ambientação do game. Ou seja um game com tiro para todos os lados , e
que você tem que se concentrar em desviar dos projéteis , e também acertar os
projéteis em seus inimigos para assim enfrentar algum chefe e passar de nível.
Basicamente é isso...
Então vamos para a história do jogo...
Em 2028 , duas facções militares estão em conflito. O
“Regular Army” é uma organização governamental , que lidera vários grupos
militares que tem como objetivo evitar conflitos armados e combater atos
terroristas. O “Rebellion Army” também é formado por militares , porém os
mesmos tem como objetivo governar o mundo , e eles farão de tudo para alcançar
seus objetivos , mesmo que seja necessária usar força bruta. Após vários
conflitos que consequentemente resultou em baixas para os dois lados , o
“Regular Army” decide produzir em série um avançado tanque de guerra chamado de
Super Vehicle SV – 001 , que enfim poderá mudar o curso do conflito e o
“Regular Army” poderá sair triunfante.
Então a paz mundial reinará e todos serão felizes para
sempre !!!
Mas não é bem isso que acontece...
Pois os carros que guardavam os tanques são roubados pelo
“Rebellion Army”.
Então o governo em uma decisão desesperada resolve mandar
dois soldados , para recuperar os tanques. E os soldados são........
MARCO ROSSI E TARMA ROVING!!!
Porque dois caras durões são mais eficientes do que um
exército inteiro!!!
A história é visivelmente apenas um pretexto para toda a ação acontecer , mas ela funciona muito bem dentro do contexto do game. A série Metal Slug é praticamente uma paródia do ambiente militar , tanto Marco e Tarma são extremamente engraçados , assim como todos os inimigos e chefes , enfim o jogo tem um aspecto humorístico enorme . Se o jogador prestar bastante atenção no cenário do game ( algo um pouco improvável ) verá várias referências á filmes de guerra , como " Apocalipse Now" e " Full Metal Jacket" , essa observação vale para todos os jogos da série.
Em todos os níveis você começa apenas com uma pistola , e a medida que você avança pela fase você vai encontrando armas mais potentes além de itens e objetos que ao ser pegos lhe garante vários pontos. Em algumas fases você pode até pilotar um "Metal Slug" , algo que deixa muito mas fácil alguns trechos do jogo. Também está presente vários prisioneiros no meio do fogo cruzado , e aí você tem a opção de resgatá los ou deixá - los. Mas é bom lembrar que ao resgatá los você ganha muitos pontos , porém se você tiver pego todos e morrer , automaticamente você perde todos os prisioneiros além dos seus futuros pontos.
Igual a "Contra" , em Metal Slug basta o protagonista levar um mísero tiro , para finalmente encontrar o Steve Mcqueen , do outro lado é claro...
Pois bem...
Pra quem não entendeu o trocadilho , basta você levar um tiro que o protagonista morre , basta o soldado encostar em você , que o protagonista também morre , basta uma explosão que o protagonista morre. É nessas horas que o jogador deverá ter reflexos maiores que o do Bruce Lee , para passar de um nível sem morrer e conseguir muitos pontos. Mas até para veteranos , o desafio continua sendo muito grande. E não existe somente soldados , existem também tanques , helicópteros , veículos blindados...
Em fim um verdadeiro exéricito que está claramente disposto a te matar...
A batalha contra os chefes é ao mesmo tempo simples e complexa , pois você tem que entender o padrão de ataque dos chefes. Isso é uma tarefa fácil , mais conseguir desviar e contra-atacar , aí o buraco é mais embaixo. Jogue e entenderá jovem Padawan.
A trilha sonora é ótima e viciante , ela com certeza ficará na sua mente por muitos anos , e diferente de "Gangnam Style", isso é uma coisa muito boa. Garanto de que se você passou muito tempo sem jogar "Metal Slug" , ouvir as música de gameplay vai ser completamente nostálgico.
O gráficos é em 2D , porém bastante detalhado e além disso a animação do game é desenhada à mão. Mas é bom lembrar que muito da característica gráfica do jogo e da série em si , serve para reforçar ainda mais a característica humorística presente.
A dublagem se resume apenas a gritos , risadas e outros sons , mas são bastante competentes em seu objetivo que é justamente divertir o jogador.
Uma coisa que eu realmente quero ressaltar é que a dificuldade de Metal Slug diminui bastante na versão para console , pelo simples fato de que na versão para console , existe "continues" infinitos , em quanto na versão para arcade você tinha que comprar um nova ficha inserir , na máquina e continuar a matança. Levando em conta que a maioria das fichas para jogar Metal Slug eram caras pra caramba , isso só aumenta a dificuldade , pois a pressão é enorme. Os donos de fliperamas eram inteligentes , não?
As continuações da série são muito parecidas , apesar de possuir a inclusão de personagens novos , jogos mais difíceis a jogabilidade continua dando foco no tiroteio e na habilidade do jogador.
E pra quem é verdadeiramente fã de Metal Slug , existe o "Metal Slug Anthology" , jogo que possui todos os games da série e está disponível para Playstation 2 , PSP e Wii.
Conclusão :
Metal Slug é uma franquia clássica adorada por muitos e odiada por outros , apesar de ter grandes influências da série "Contra" , conseguiu criar seu próprio estilo e atrair um exército de fãs e adoradores.
E apesar de ser bastante desafiador , com certeza é uma maneira bastante atraente de se divertir , tanto sozinho quanto com um amigo.
Realmente bastante divertido...
Nota : 7,0
Nenhum comentário:
Postar um comentário